A importância de uma estratégia de marca

O trabalho de elaboração de uma marca é complexo e depende de várias informações importantes, levando em conta os objetivos da empresa e a maneira como se apresenta no mercado.

É por isso que, inclusive, empresas recorrem aos profissionais de uma agência de marketing para atuar no processo de criação da estratégia de marca, que é uma maneira poderosa de estabelecer uma comunicação direta com quem acompanha o negócio.

Para se tornar referência dentro do seu segmento, a empresa precisa entender como a sua estratégia de branding impacta no seu negócio: é a partir de uma elaboração intencional da estratégia de marketing que se torna possível alcançar clientes e consumidores potenciais, sobressaindo-se frente à concorrência.

Recentemente, apresentamos aqui o sucesso da divulgação de marcas no BBB, o maior reality show da TV brasileira; esse resultado é fruto de muito trabalho no projeto de branding dos negócios!

Mas você sabe como aplicar esse conhecimento na criação do seu modelo de marketing para gerar conteúdos atrativos e relevantes? Primeiro, vamos entender o que é a estratégia.

No universo do marketing e da gestão empresarial, a estratégia de marca é um guia para organizações que buscam mais destaque frente a um cenário competitivo; assim, a abordagem inteligente dessa elaboração se preocupa com a identidade de cada negócio para otimizar a comunicação com o público-alvo.

Trata-se, então, de um plano articulado que envolve os valores, a premissa e a cultura da empresa para criar não só uma identidade visual elaborada, mas para moldar a percepção do público e sua relação com a empresa.

Ao delinear uma estratégia sólida, uma empresa consegue transmitir seus valores fundamentais dentro e fora do ambiente de trabalho: além de estimular uma conexão emocional com a audiência, também serve como bússola que direciona os esforços da equipe de marketing.

O resultado é a criação da empresa como uma narrativa viva, que ressoa na mente das pessoas por se identificarem com aquilo que o negócio prega.

LOGOON NEWS CAPA E IMAGENS 1

Entender o que é a estratégia de marketing abre espaço para considerar outros dois elementos interessantes: branding e posicionamento.

O branding constrói um pilar fundamental na construção da reputação da sua empresa, moldando todo o conceito, valores, comunicação, universo da marca; enfim, nada mais é do que realizar diariamente a gestão da sua marca.

Alguns elementos que o branding engloba incluem:

IDENTIDADE VISUAL: aqui, estão o logotipo, cores, tipografia e outros elementos visuais que representam a marca.

NAMING: a definição do nome da marca traduz a identidade da marca e seus valores internos

TAGLINE: uma frase curta e memorável, responsável por resumir a essência da marca.

PROPÓSITO: o que a sua marca tem para oferecer para o mundo, como deseja contribuir através de sua atividade.

TOM DE VOZ: é a maneira como a marca se comunica, podendo ser formal, amigável, técnico-científica etc.

PERSONALIDADE: é a atribuição de características humanas ao negócio, o que impulsiona a conexão emocional do público por gerar identificação. Os arquétipos são muito importantes nesse aspecto

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: tem a ver com a criação de uma experiência positiva em todos os pontos de contato da marca.

E um dos elementos que fazem parte do Branding e queremos destacar aqui é o POSICIONAMENTO de marca. É aquele texto que define a identidade da sua empresa, mostrando quem é a sua marca, quais os produtos e serviços que você entrega, quais os diferenciais da sua marca e finaliza reforçando o seu propósito, mostrando o que entrega para o mundo através da sua atividade.

Com isso, é desenhada uma identidade única que deve ser consistente em todas as frentes de atuação do negócio, sendo possível destacar características importantes da gestão da marca e estabelecer uma posição de destaque perante a percepção do público.

O posicionamento deve trazer o valor da sua marca, mostrando que ela diz e faz.

Lembre-se: o desenho da gestão da sua marca é o resultado de um diagnóstico completo entre as visões dos gestores do negócio, dos clientes e do cenário ao qual sua empresa está inserida.

Para que o branding crie resultados duradouros, deve ser uma preocupação diária, atuando de forma consistente. Com o tempo, a percepção das pessoas pela sua marca irá ser consolidada , e claro, deve ser viva e alterada de acordo com a estratégia desenha e redesenhada.

Confira alguns exemplos de marcas podem oferecer uma dimensão sobre isso:

Coca-Cola: a marca está intimamente ligada às ideias de amor e felicidade, evidentes em todos os materiais publicitários que apresentam situações familiares, românticas e festivas; a campanha de Natal, por exemplo, virou um clássico, e é aguardada tanto nos canais digitais, quanto nas ruas das cidades onde o caminhão passa levando a magia do Natal.

Apple: a gigante da tecnologia se tornou sinônimo de design, modernidade e exclusividade. A estética minimalista e a experiência do consumidor fazem com que seu público se sinta parte de um grupo (não à toa que muitos se referem à empresa como um “estilo de vida”).

Dolly: por mais inusitado que possa parecer, a marca de refrigerantes encontrou espaço no mercado de maneira cômica: o mascote, Dollynho, se tornou um meme consagrado entre o público jovem. Um ponto importante de reflexão sobre esse caso é o fato de que essa popularidade não envolve o produto em si; entretanto, o ícone da garrafinha infantil está marcado no imaginário popular!

Vale ressaltar que esse nível de impressão cristalizada com os consumidores só é possível porque essas marcas mantêm um posicionamento consistente há muito tempo, presente em todas as campanhas publicitárias ao longo dos anos.

Essa estratégia discursiva demonstra o poder de participação do público-alvo e seu perfil na elaboração de iniciativas potentes, levando as demandas em consideração para propor uma oferta ao seu segmento.

Como está a estratégia da sua marca? Faz parte do seu dia a dia ou apenas em momentos específicos? Lembrem-se: a construção é viva!

Aqui na Logoon essa é uma das maiores preocupações que temos com nossos clientes. Oferecemos uma assessoria completa em marketing, apoiando os negócios em suas estratégias diariamente. Estar online requer estratégia, estar offline requer estratégia, ser omnichannel é estratégia!

Queremos criar valores e relações com cada empresa, profissional e marca. Entre em contato conosco: contato@logoon.com.br

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