É Óbvio, Mas Precisa Ser Dito:

Para os profissionais do marketing, certas terminologias podem parecer óbvias. No entanto, é essencial reforçar junto aos clientes sobre as diferenças entre determinados termos e estar à disposição para apoiar no entendimento dos mesmos.

Neste artigo, trazemos a diferença entre alguns que são frequentemente confundidos. Entender esses conceitos é crucial para a eficácia da estratégia de negócios.

branding x marca 1

O termo “branding” e a palavra “marca” são frequentemente usados com o mesmo significado, mas possuem distinções fundamentais.

“Marca” refere-se ao nome, símbolo ou design que identifica e diferencia um produto ou serviço no mercado.

Por outro lado, “branding” é um processo mais abrangente, envolvendo a criação e gestão de uma marca, inclui desde os elementos emocionais, valores associados até a construção de uma estratégia, de um propósito e de um posicionamento. E estes serão trabalhados para alcançar o objetivo desejado e uma boa percepção do cliente.

Compreender essa diferença é vital para construir uma imagem de marca consistente e significativa.

O sucesso no marketing depende de uma sólida compreensão desta diferença.

“Estratégia” refere-se ao plano abrangente para atingir metas a longo prazo e envolve os objetivos do negócio, de crescimento, de vendas, de projeção da marca, por exemplo.

Já o “posicionamento” trata da imagem que a marca busca ocupar na mente dos consumidores em relação à concorrência.

Uma estratégia bem definida orienta as ações, enquanto um posicionamento eficaz cria uma percepção única e desejável para a marca. Por exemplo, no branding, na construção da estratégia é definido o tom de voz e o arquétipo. E o posicionamento traz esses elementos no texto, no discurso.

Aqui estamos falando de estratégias de marketing com com abordagens distintas.

O “inbound” é o “marketing de atração” e foca em despertar o interesse do cliente por meio de conteúdos de qualidade, relevantes e envolventes. Aqui o objetivo é que o cliente venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.

E o “outbound” foca em ir atrás do cliente por meio de iniciativas proativas e trazer para o time de vendas leads qualificados para que possam trabalhar comercialmente. É uma ação ativa, envolve entrar em contato direto com o potencial cliente, seja por meio de ligação telefônica, e-mails, entre outros canais de comunicação, o que chamamos de cold calling, ou seja, uma ligação fria, já que a pessoa pode não conhecer a empresa. Muitas vezes, é o primeiro contato com aquela marca.

Compreender quando e como empregar cada estratégia é fundamental para otimizar a eficácia da campanha. E exige dos profissionais qualificações diferentes.

A distinção entre “leads” e “prospects” muitas vezes escapa aos menos familiarizados com o marketing.

“Leads” são potenciais clientes que demonstraram interesse, enquanto “prospects” são leads mais qualificados, ou seja, aqueles que têm maior probabilidade de se tornarem clientes reais.

Entender essa diferença ajuda a direcionar os esforços de vendas e marketing de forma mais precisa.

O aumento do tráfego é um objetivo comum no marketing online, ou seja, levar as pessoas para algum ponto de canal, como um site ou uma mídia social. E esse pode ser orgânico ou proveniente de “ADS”, os famosos anúncios patrocinados.

O tráfego orgânico é quando acontecem as visitas ao canal, sem a necessidade de pagamento, e pode envolver estratégias e práticas de SEO no site, por exemplo.

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Já o tráfego pago, envolve investimento financeiro para atrair visitantes, além de um conhecimento profundo de quem você deseja atingir com aquela publicidade, para que tenha um retorno mais efetivo.

Compreender a fonte do tráfego é vital para avaliar a eficácia das campanhas e otimizar os recursos.

Estas diferenças acima são apenas algumas que percebemos na confusão dos termos do marketing.

E dominar esses termos não apenas aprimora a comunicação com o marketing, mas também orienta a estratégia global do negócio. A clareza nas definições de branding, estratégia, inbound, leads e tráfego oferece uma base sólida para a construção de campanhas de marketing eficazes e, por sua vez, impulsiona o sucesso do negócio.

Portanto, mesmo que pareça óbvio, a importância de compreender esses conceitos não pode ser subestimada.

A Logoon está aqui para atuar junto a seus clientes, para que as estratégias elevem as marcas e tragam crescimento efetivo aos negócios.

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